Amistad!

Resultado de imagem para amistad filme


Hoj e porque por vezes a vida obriga-nos MESMO a parar, sentei-me no sofá (coisa rara) e resolvi usufruir de um filme na televisão que há muito queria ver, o "Amistad". A correria diária impõe-se, mesmo que não o desejemos, ou que façamos pouco para a evitar, mas como tenho uma das crias de muletas, parei-me e fui apenas eu durante umas horas.

Para quem já teve a oportunidade de ver o filme, certamente que já saberá o que senti e de que forma fui afectada pelo mesmo. Para os outros vou deixar algumas considerações que me vi incapaz de evitar:

O filme é duro, violento e faz-nos sentir pequenos e inseguros. A escravatura, tal como era vivida há alguns séculos atrás, não está assim tão distante de nós como parece. A supremacia dos mais fortes e já não apenas pela cor, (e que incrível é perceber que já não necessitamos de ser negros para que nos escravizem) mantém-se a agudiza-se. Senão vejamos:

. Basta que sejamos pobres
. Indefesos
. Orfãos
. Pouco cultos
. Pouco informados

Ou pior ainda, tudo isto em conjunto e acabaremos, não num navio de escravos, mas em viagens fantasmas para países nos quais seremos tratados pior do que animais, muitas das vezes nem recebendo o pagamento anteriormente acordado e incapazes de vermos os nossos direitos repostos. Não estamos assim TÃO distantes da realidade deste filme e foi isso que, verdadeiramente, me assustou.

Caramba, parece castigo e logo quando decidi apenas descontrair um pouco, acabei a chorar baba e ranho por todos quantos caminham neste pedaço de mundo a achar que são mais do que qualquer outro. Porque o pior é que são!

Que "Deus" nos proteja de nós mesmos!

Enviar um comentário

0 Comentários