A vida em códigos!


Feelme/A vida em códigos!

Se soubéssemos, se entendêssemos, mesmo, a vida com cada um dos códigos com que nos "presenteia" diáriamente, certamente que as nossas escolhas seriam mais acertadas. Se houvesse forma, e talvez haja, de nos entendermos, a nós e a todos quantos vão surgindo, nem sempre por escolha nossa, quem sabe alguns dos dramas não passariam apenas a ser momentos difíceis.

A minha experiência, aquilo que aprendi e que me trouxe até onde estou hoje, não será a tua e muito dificilmente conseguirás encaixar, de forma perfeita, os passos que tive que dar, nos teus. Os teus códigos são outros, e as tuas escolhas levar-te-ão mais ou menos longe, assim o desejes.

Tanto que nos falam na força, mal começamos com os primeiros passos e ainda bébés, mas a diferença é que aí, e durante algum tempo, teremos as mãos que segurarão as nossas, e os olhares que guiarão as nossas escolhas momentâneas, levando-nos onde acreditam ser mais certo e seguro. Ter força, mantendo-a para quando nos fizer mesmo falta, isso sim já vai obrigar a muitos códigos desvendados.

A vida vem mesmo em códigos, mas os teus, se estiveres atento, fornecerão todas as coordenadas para que chegues de forma determinada e segura até onde poderás então repousar e usufruir.

Só te posso dizer que a leitura nunca termina, e que até quando já tiveres o que te propuseste, ainda terás que continuar a apoiar os que não sabem e os que não conseguem fazer-se a si mesmos o que lhes cabe. A tua felicidade será, sempre, um fio muito pouco extensível e que partirá, rápidamente, se a força exercida for em demasia. A tua felicidade dependerá, sempre, de muitos outros, e não adiantará que queiras ser apenas tu, por ti e contigo.

Soluções e estratégias? Ir descodificando, de forma consistente, cada pedaço de vida que nos é oferecido, nunca tomando o hoje por garantido, porque o amanhã, se estivermos desatentos, poderá bem ser pesado, doloroso e mortal...